Ao olharmos para trás podemos observar que algumas mudanças aconteceram, porém outras como: o espaço físico, a forma de organização de turmas, a sala de aula, o quadro-negro, a separação de horários, os exercícios, os estímulos, o currículo escolar, o credenciamento, o formalismo e muitas tantas coisas estão presentes há pelo menos 600 anos com características primárias semelhantes.
As mudanças começaram a acontecer à medida que a função e responsabilidade pela educação passaram a ser do estado, as mulheres com sua competência passaram a ter maior destaque dentro da educação e aconteceu a eliminação do castigo físico. Contudo, ainda existe certa dificuldade de transformação dessas características que ficaram enraizadas no cotidiano escolar.
Mais do que nunca se percebe a necessidade de inserção das tecnologias no ambiente educacional, mesmo sendo elas complexas e práticas ao mesmo tempo. Há uma urgente visão de uma nova formação do homem exigindo que ele faça uma reflexão e compreenda que o ambiente social em que ele vive clama por esta mudança. A relação: educação/tecnologia nestes tempos marcados por avanços acelerados está presente nas análises realizadas para comparar o chamado que se faz dessa junção. O mais importante não é buscar tecnologias inovadoras e sim abrir a mente à mudança, ao novo em busca de uma mudança geral principalmente tendo sobre o aluno um olhar holístico, vendo nele um ser capaz de pensar com criatividade, que tenha uma boa auto-estima, que possa enfrentar mudanças profissionais e de valores.
Cada pessoa tem papéis , padrões de interação e atividades a serem exercidos nos vários ambientes em que está inserida. A construção do conhecimento não é um ato passivo. Cada indivíduo é uma agente de mudança,uma pessoa única! Suas experiências, estilos de aprendizagem e de expressão, seus desejos e anseios podem ser semelhantes, mas nunca iguais. O convite é navegar para que se possa conhecer os processos de elaboração e transformação dos objetos que os homens utilizam e deles se apropiam.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
"Algumas alunas do curso: "100 horas"

Foi um dia bem produtivo, pena que nem todos estavam presentes.