Nesta unidade, os cursistas vão vivenciar novas linguagens e formas de trabalho, conhecendo e experimentando hipertextos e diversas ferramentas de produção coletiva.
Atividade 2.1: Navegação em hipertexto e discussão sobre a experiência de navegar livremente.
(a atividade será presencial e acontecerá no próximo encontro).
Atividade 2.2: Navegando em hipertexto sobre hipertexto.
Que tal aprender sobre hipertexto por meio de hipertexto?
A idéia é navegar pela página da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal), que trata de hipertexto. Ela está replicada no CD do curso, para quem não tiver acesso à Internet. Ao terminar a navegação, o cursista deve escrever um pequeno texto de 250 a 300 palavras (ir em ferramentas – contar palavras) relatando suas impressões. Deve publicá-lo na Biblioteca do Curso, Material do Aluno, no tema: Atividade 2.2, no subtema: Coisas importantes e significativas.
Atividade 2.3: O que é hipertexto.
Construir um hipertexto “Impressões sobre experiências de navegação”, postar em Biblioteca, no tema: Atividade 2.3, no subtema: Impressões sobre experiência de navegação.
Atividade 2.4: Conhecendo e comentando trabalho dos colegas.
O autor apresenta suas próprias reflexões sobre hipertextos e as implicações de seu uso, começando por enfatizar a questão da produção em rede, que remete ao texto “Pingos nos is: a importância das comunidades em rede”. In CAVALCANTI, M. e NEPOMUCENO C. O Conhecimento em Rede: Como Implantar Projetos de Inteligência Coletiva. Rio de Janeiro: Campus – Elsevier, 2007. Esse texto está no CD do curso.
Postar no Fórum o mesmo hipertexto do subtema 2.3: Impressões sobre experiência de navegação. Leia e comente alguns trabalhos dos colegas.
Cada pessoa tem papéis , padrões de interação e atividades a serem exercidos nos vários ambientes em que está inserida. A construção do conhecimento não é um ato passivo. Cada indivíduo é uma agente de mudança,uma pessoa única! Suas experiências, estilos de aprendizagem e de expressão, seus desejos e anseios podem ser semelhantes, mas nunca iguais. O convite é navegar para que se possa conhecer os processos de elaboração e transformação dos objetos que os homens utilizam e deles se apropiam.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Algumas alunas do curso: "100 horas"

Foi um dia bem produtivo, pena que nem todos estavam presentes.
Vamos participar com entusiasmo.
ResponderExcluir