Páginas

Pte - Cambuci

Pte - Cambuci

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Saiba mais

     
Fechar
Vivemos um momento em que a abordagem construcionista ganha espaço em sala de aula. Contudo, cabe ao
professor orientar o aluno para que ele possa ter acesso a informações em diferentes fontes (livros didáticos e
paradidáticos, revistas, jornais, Internet, filmes, programas de rádio, especialistas etc.), atribuir-lhes significado e
construir conhecimento.
Através do diálogo, o professor pode entender o mundo do aluno, identificar os conhecimentos que ele traz do
cotidiano, orientá-lo para que possa reconstruir significados e formalizar o conhecimento científico.
É papel da escola trabalhar com o conhecimento científico, mas isso não significa empurrar para o aluno o
conhecimento abstrato, e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que o aluno demonstra
possuir para que ele possa se desenvolver e atingir o novo patamar do conhecimento científico sistematizado.
Uma forma de favorecer o aprendizado do aluno na abordagem construcionista usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projeto.
A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
(PRADO, 2005)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Algumas alunas do curso: "100 horas"

"Algumas alunas do curso: "100 horas"
Foi um dia bem produtivo, pena que nem todos estavam presentes.