Vivemos um momento em que a abordagem construcionista ganha espaço em sala de aula. Contudo, cabe ao professor orientar o aluno para que ele possa ter acesso a informações em diferentes fontes (livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, Internet, filmes, programas de rádio, especialistas etc.), atribuir-lhes significado e construir conhecimento. Através do diálogo, o professor pode entender o mundo do aluno, identificar os conhecimentos que ele traz do cotidiano, orientá-lo para que possa reconstruir significados e formalizar o conhecimento científico. É papel da escola trabalhar com o conhecimento científico, mas isso não significa empurrar para o aluno o conhecimento abstrato, e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que o aluno demonstra possuir para que ele possa se desenvolver e atingir o novo patamar do conhecimento científico sistematizado. Uma forma de favorecer o aprendizado do aluno na abordagem construcionista usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projeto. A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. (PRADO, 2005) |
Cada pessoa tem papéis , padrões de interação e atividades a serem exercidos nos vários ambientes em que está inserida. A construção do conhecimento não é um ato passivo. Cada indivíduo é uma agente de mudança,uma pessoa única! Suas experiências, estilos de aprendizagem e de expressão, seus desejos e anseios podem ser semelhantes, mas nunca iguais. O convite é navegar para que se possa conhecer os processos de elaboração e transformação dos objetos que os homens utilizam e deles se apropiam.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Saiba mais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Algumas alunas do curso: "100 horas"

Foi um dia bem produtivo, pena que nem todos estavam presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário