Páginas

Pte - Cambuci

Pte - Cambuci

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Questões para reflexão

O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Tragam essas reflexões respondidas para que possamos discutí-las no encontro.

2 comentários:

  1. “A EDUCAÇÃO SE FAZ PELA INTERMEDIAÇÃO DO MUNDO! “Séraphin Alava”
    Hoje não podemos pensar em currículo sem pensarmos na Tecnologia, (Se realmente queremos uma aprendizagem condizente com a realidade). Muitos professores ainda se perguntam: como realizar atividades pedagógicas dinâmicas, mais atraentes de forma aos alunos compreenderem com sucesso o conteúdo, utilizando o computador como recurso didático? Acredito que para integrar efetivamente as tecnologias ao currículo ainda se faz necessário algumas providências: a infra- estrutura das escolas, o preparo do corpo docente de forma a dominar o equipamento, mostrar que os recursos tecnológicos podem e devem ser utilizados de forma eficaz e prazerosa. Além dessas providências outro grande desafio é saber o que fazer com toda essa informação que recebemos de diferentes fontes e discutir democraticamente esses usos. No fundo, o desafio não é só cognitivo, no sentido de saber usar essas coisas, mas no saber como usar, porque temos que combinar isso tudo com o sujeito ser um cidadão melhor, um melhor autor. Os alunos muitas vezes utilizam esses recursos tecnológicos muito bem(até melhor que nós professores) para se comunicar no social, mas eles não sabem, por exemplo, fazer isso para potencializar –se, aí é que entra o papel do professor, ajudar ao aluno a fazer a transposição dos usos para uma experiência formativa mais ampla, tanto no nível de cidadania, como ser um sujeito melhor e um profissional mais antenado e articulado. A inclusão de projetos nas atividades curriculares também foi um grande avanço na educação, uma forma mais atraente e envolvente de realizar a prática pedagógica. É importante lembrar que todo projeto deve ter um desfecho e estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola. A metodologia por projetos permite tornar o ensino mais significativo para o aluno além de fazer a ponte com diversas disciplinas e permitir a construção do conhecimento. Segundo Fernando Hernandez ( grande defensor da metodologia de ensino por projetos). “As diferentes fases e atividades que compõe um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.” Ana Lucia Terra aluna do curso: Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC.

    ResponderExcluir

"Algumas alunas do curso: "100 horas"

"Algumas alunas do curso: "100 horas"
Foi um dia bem produtivo, pena que nem todos estavam presentes.